[Resenha] Moletom - Julio Azevedo



Moletom || Romance , LGBT , GLS , HQ , Comics , Manga || Julio Azevedo || 168 || 2017 || Globo Alt 


Sinopse:
Em 'Moletom', Julio Azevedo — o jovem autor da página de mesmo nome do Facebook — mostra, por meio de uma narrativa envolvente e ilustrações poéticas, que não adianta tentar fugir dos problemas: eles nos perseguem até que os encaremos de frente. Seu protagonista, Pedro, está fugindo de algo. Ele acaba de chegar em uma nova cidade, onde ficará hospedado na casa da tia por algum tempo, e essa mudança representa para ele um recomeço, um escape de algo que está causando uma grande angústia. Assim que chega a esse novo ambiente, no entanto, ele conhece Lucas, um garoto que despertará exatamente os sentimentos que ele estava tentando evitar.


N

esse romance sensível e poético, vamos acompanhar alguns dias da vida de Pedro e Lucas, uma casal cativante e tocante de todas as formas.

Pedro acabou de chegar na casa da sua tia, saiu de casa tentando deixar os problemas para trás mesmo sabendo que uma hora será inevitável encará-los, mas naquele momento ele só queria paz. E assim os dias vão correndo até o momento em que o caminho do nosso protagonista cruza com o de Lucas, um barmen simpático de uma cafeteria.

Quando Pedro entrou naquela cafeteria, descabelado e ansioso por café, Lucas só conseguiu imaginar o quão doido e irreverente era aquele rapaz, e de uma tarde despretensiosa nasce a amizade, e da amizade, nasce o amor. Um amor com prazo de validade, já que Pedro voltaria para casa em algum momento, mas nem por isso menos intenso e apaixonante.

Às vezes a vida nos afoga, e tudo que precisamos é de uma mão para nos puxar para fora do mar.

Moletom é um romance poético que abrange um tema muito debatido na atualidade, não só por ser GLBT, além da sexualidade dos nossos personagens, seus dramas pessoais, são assuntos fortes. Convívio com a família, aceitação própria e do próximo, auto estima e amor.

Algumas coisas são deixadas de fora da trama, como onde Pedro está? Quantos anos Pedro tem? É como se autor quisesse passar a ideia de que não importa, não importa onde você esteja ou quantos ano você tenha, preconceito e amor são coisas que estão presentes em todos os lugares e em todas as idades. Mas apesar de tudo isso senti falta de algumas explicações e acho que o livro poderia ter tido mais páginas, não só porque a história é linda e merecia mais, mas porque nós também merecíamos um pouco mais desse casal.

O livro parece incompleto, apesar de poético os personagens são rasos, e a falta de algumas explicações deixa o leitor com um gigantesco sinal de interrogação após a leitura, apesar das informações serem facilmente imagináveis, eu gostaria que tivessem sido explicadas, e acima de tudo gostaria que tivesse durado mais.

Um livro leve, com uma narrativa em primeira pessoa, com capítulos intercalados entre Pedro e Lucas, uma escrita poética que com a ajuda das ilustrações de Azevedo me prenderam do começo ao fim. Uma leitura de horas com um contexto que permanecerá por anos.





Se você gosta de leituras que abrangem temas polêmicos e que estão atualmente em debates, gosta de leituras LGBT e gosta de poesia, em Moletom você encontrará tudo isso e mais um pouco.

O livro é apenas uma mostra da arte do autor que já vem sendo apresentada nas redes sociais. Julio desde cedo faz ilustrações e poemas que utiliza para expor seus sentimentos, e a sua arte se encontra disponível em suas redes sociais, abaixo vou deixar os links para que possam conhecer um pouco mais desse artista incrível.


Acompanhe o trabalho do autor em suas redes sociais:




Enviar um comentário

0 Comentários