[Resenha] Paraíso Perdido - Jhon Milton , Pablo Auladell

Paraíso Perdido || Graphic Novel , HQ || Jhon Milton , Pablo Auladell || 320 || 2018 || Darkside Books 

Sinopse:
Um clássico da literatura mundial adaptado pela primeira vez em uma graphic novel única e essencial. Há 350 anos, o conflito entre Deus e Satã narrado em Paraíso Perdido, obra-prima de John Milton, virou um marco na literatura. Seus dez mil versos sobre a criação do mundo, a tentação e o desejo por redenção receberam reconhecimento instantâneo e serviram de inspiração para peças de teatro, músicas, pinturas e livros, ecoando na obra de mestres como Mary Shelley, C.S. Lewis, Philip Pullman e Neil Gaiman. Agora, a obra colossal foi reimaginada pelo premiado ilustrador espanhol Pablo Auladell. Com seu traço sombrio, quase desolado, o tributo captura o lirismo de Milton para quem ainda não teve o prazer de ler os cantos originais. Ao mesmo tempo, complementa a experiência do leitor, dando ainda mais vida ao texto. A graphic novel inspirada na grande obra de Milton chega para fazer parte da linha DarkSide Graphic Novel numa edição que deixaria Adão em apuros, com capa dura, bordas douradas e todo aquele cuidado que os fãs já esperam — e merecem. Chegou a hora da redenção.


Olá!!!
Nana Garces aqui para mais uma resenha de uma HQ, mas não um quadrinho qualquer porque aqui é DARKSIDE! E HQ da Darkside é uma obra prima! Nem preciso falar que a obra prima a qual me refiro é Paraíso Perdido de John Milton, desenhado por Pablo Auladell. E posso adiantar que se John Milton escreveu um lindo e grandioso poema, Pablo Auladell conseguiu transformar as palavras em pura arte.

Paraíso Perdido aborda a história bíblica da queda de Satã até o momento que Adão e Eva são expulsos do Paraíso. Por isso, Paraíso perdido. Por se tratar de uma história corriqueira, que aprendemos com nossos pais, tios, tias, avós, avôs, igreja, colégios (no meu caso foi um colégio religioso hehe) não vejo problema com spoilers nessa resenha.

melhor reinar no inferno que servir no céu

Inclusive acredito que o forte dessa HQ não seja a história contada, mas o poema e a arte que foi usada para expressar as palavras do autor.

Os livros da Darkside tem um ponto muito interessante, especialmente para mim, enquanto leitora de clássicos, que é abordar o que aconteceu por trás dos bastidores, como o autor, ou desenhista, ou roteirista, e a nota do autor dessa HQ trás um ponto muito interessante sobre como Pablo Auladell se interessou e por quanto tempo ele ficou em torno desse trabalho, isso eu vou guardar como um spoiler, por que, mesmo sendo um texto curto, é algo que merece atenção por todo o trabalho desenvolvido de maneira impecável desse desenhista.



Em 318 páginas de belas artes ricas em vida, ódio, culpa, o leitor pode se sentir sendo julgado por olhares obtusos do próprio anjo Gabriel, ou mergulhar num medo inexplicável ao ser observado diretamente pelo olhar de víbora do próprio Satã, e ainda assim julgar os próprios atos de Deus, Satã, seus anjos e os inocentes Adão e Eva.

[...] ele que não pede 
De nós serviço algum a não ser este, 
Esta fácil tarefa, de entre as árvores 
No Paraíso que atam frutos doces 
Tão vários, não provar conhecimento de uma só


Nas palavras de Andrew Pyper: “Todos que leem o Paraíso Perdido de Milton enxergam a obra de modo particular. Mas você nunca mais vai vê-lo da mesma maneira após ler a comovente, essencial e horripilante adaptação de Pablo Auladell. Satã aqui é um anjo de pura hipocrisia, igualmente sedutor e nefasto. Uma figura própria do nosso tempo.”

Esse é aquele livro que se deve ter na estante para ler e colecionar, e de tempos em tempos se deleitar com tamanha qualidade de arte que foi usada para adaptar um poema clássico como Paraíso Perdido, que, assim como é possuidor de um poema rebuscado, é de uma arte lindamente e agradavelmente teatral, adaptando perfeitamente sua bela história.

Nem preciso falar que essa HQ virou uma das minhas favoritas de todos os tempos. E aconselho todos a comprar e experimentar uma imersão diferenciada de uma história tão conhecida.

É isso aí, espero que tenham curtido e deixem seus comentários aqui!

Beijocas e até a próxima!


Enviar um comentário

0 Comentários