Literalmente || YA || Lucy Keating || 208 || 2018 || Globo Alt
Sinopse:
E SE A VIDA PERFEITA JÁ ESTIVESSE ESCRITA PARA VOCÊ?
Annabelle leva uma vida perfeitamente sob controle. Ela tem amigos, segue sua rotina à risca, está prestes a se formar e mora com os pais e o irmão mais velho em uma casa que ama.
Mas as coisas começam a fugir do controle quando Lucy Keating, autora best-seller de livros juvenis, vai à sua escola falar sobre seu novo romance e, curiosamente, passa a descrever a vida de Annabelle.
Logo fica claro que Annabelle é a mais nova protagonista da história de Lucy e, de súbito, o relacionamento de seus pais não parece mais tão perfeito, a casa que tanto ama corre sérios riscos de ser vendida, Will — um aluno transferido que parece literalmente feito para ela — não é mais tão interessante e Elliot, o melhor amigo de seu irmão, passa a ser algo mais que apenas um coadjuvante em sua história.
Lucy Keating pode ter um plano para ela. Mas Annabelle está disposta a escrever sua própria história.
E Lucy Keating volta com tudo com um novo enredo totalmente diferente do que estamos acostumados, em Literalmente, ela não só nos introduz na vida de uma personagem, como também nos mostra o que pode acontecer dentro da cabeça de um autor, vem comigo que eu explico no caminho.
Annabelle é uma adolescente que gosta de tudo certo e programado nos mínimos detalhes, ter as coisas no controle a deixa extremamente feliz, sua vida é administrada por canetas coloridas e post’its, organização e controle são seus sobrenomes. E tudo está perfeito, até sua família é perfeita, ela mora com o irmão, a mãe, o pai e Napoleão, o demônio em forma de cachorro, tudo lindo e tudo normal.
Você não pode passar a vida sempre se preocupando com dez passos à frente. Não pode esperar que nada real ou incrível aconteça com você se não arriscar.
Mas seu castelo está prestes a desmoronar, depois de anos de casados seus pais decidem que vão se separar, dar um tempo na relação, e que a casa dos sonhos onde eles moram será vendida, prestes a terminar o ensino médio e ir para a faculdade AB ( como é chamada ), descobre que sua vida não será mais a mesma, e essa alteração na organização pode causar muita bagunça na sua cabeça cheia de TOC.
Mas tudo piora quando na aula de Literatura e escrita, AB conhece a grande autora de Best Sellers Luca Keating, a mesma afirma estar escrevendo sua história que se parece muito com o que AB está vivendo, e falando com a autora pessoalmente ela descobre que sim, ela é a história de Lucy. é nesse momento que ela deixa de ser dona das suas escolhas para ser um fantoche na mão de outra pessoa, mas isso não é o que AB deseja, ela quer ter o direito de tomar suas decisões, principalmente aquela onde ela escolhe namorar Will o garoto perfeito que foi escrito para ela ou Elliot, o amigo mala do seu irmão.
A ideia do enredo é bacana, diferente de tudo que já vi na literatura, e depois de passar tanto tempo ouvindo os autores dizer que seus personagens conversam e interagem com eles, é até uma forma bacana de adentrar o mundo daqueles que são nossos heróis, porém o enredo da Lucy não me cativou.
AB é bem organizada, e apesar de achar louvável o fato dela querer mandar na própria vida, grande parte de suas atitudes é movida pela alma mimada da protagonista, porque ela é mimada ao extremo. Os dois personagens masculinos incluídos na história são extremos opostos, Will é tão doce e perfeito que chega a ser sem sal, eu no lugar de AB também não ficaria com ele kkkkk e o outro, é enrolado e meio Bad boy, nada perfeito ou compreensivo.
Eu tinha tudo sobre controle. E agora eu não sei de mais nada. Não sei o que é real.
Apesar da história ser divertida e até gostosinha, muita coisa não me convenceu e confesso que fiquei bem confusa no decorrer do enredo! Meu cérebro de leitor não conseguiu entender a pegada escritor x personagem e toda essa interação, ainda sim é um YA bem gostosinho de ler.
Literalmente é uma história que flui bem, uma escrita leve e personagens divertidos e aposto que se você for autor, vai gostar muito mais do enredo do que eu, e até compreendê-lo melhor. Esse é o segundo livro da autora lançado aqui no Brasil pela Globo Alt,.
0 Comentários