A Desconhecida || Ela deixa rastros de caos por onde passa || Suspense e Mistério || Peter Swanson || 288 || 2015 || Novo Conceito
Sinopse:
Uma história sombria, em uma atmosfera romântica e um quê de Hitchcock, sobre um homem que fora arrastado para uma trama irresistível de paixão e assassinato quando um antigo amor reaparece.de mentiras.Em uma noite de sexta-feira, a rotina confortável e previsível de George Foss é quebrada quando, em um bar, uma bela mulher senta-se ao seu lado. A mesma mulher que desaparecera sem deixar vestígios vinte anos atrás. Agora, depois de tanto tempo, ela diz precisar de ajuda e George parece ser o único capaz de salvá-la. Será que ele a conhece o suficiente para poder ajudá-la?
U
ma das metas de 2018 para mim é desencalhar aqueles livros que estão na prateleira ah mais de um ano, e apesar de desconhecida não ser o mais velho, ele está no pacote. Ou seja, durante o ano, vocês que acompanham o blog vão ver resenhas de alguns livros antigos por aqui.
Em a desconhecida vamos conhecer George Foss, uma homem de 40 anos, com uma vida comum e até tediosa, George vive em relacionamento meio fadado ao fracasso, entre um vai e vem inconstante com Irene, uma antiga colega de trabalho. Gerente de negócios de uma editora que anda mau das pernas, ele até possui uma vida confortável, almas vive preso a um amor do passado, uma garota que simplesmente sumiu sem deixar rastros.
Numa bela noite, depois de anos buscando pelo rosto de Lilian em outras mulheres na multidão, George enfim a encontra em um bar. Mas nada é por acaso, Lilian foi atrás dele e precisa de um favor. Depois de ter um caso com um magnata casado e ser passada para trás, ela rouba seu amante, e agora correndo risco de vida, pede que George devolva o dinheiro afim de ter sossego. George movido pelo coração aceta ajudada-lá, mas o que ele não sabe é que está se metendo em um plano muito mais complexo do que apenas a devolução de 500 mil dólares.
George sem dúvida alguma é para mim o personagem mais panaca da literatura, calma que vou explicar porque, quando George conheceu Lili na época da escola ela se chamava Audrey, e depois das férias de Natal a mesma é dada como morta, quando ele resolve fazer sua parte e visitar a família de sua namorada de curto prazo ele descobre que a menina que morreu não era a que ele conheceu na faculdade.
Liana podia se tornar outra pessoa, e, com a mesma facilidade, podia matar o que havia se transformado, eliminando quem quer que aparecesse em seu caminho.
Só por isso você já tira que a mulher é barra pesada, mas mesmo, por algum motivo descabido que desconheço ele aceita devolver esse dinheiro, e no dia seguinte descobre que o magnata foi assassinado, e ele foi o último a vê-lo vivo. Agora sua vida corre perigo e ele nem sequer sabe porque.
George me irritou de uma forma profunda, Lilian pelo contrário é uma mulher esperta que sabe o que quer e não vai medir esforços pra isso, mesmo que tenha que se utilizar da bondade de um ex namorado. Desde o momento que ela aparece já é notável que ela não tem boas intenções, mas George levou metade do livro para se tocar disso, e por mais que no final ele tenha entendido a jogada da sua ex e até se tornado astuto, a merda já estava feita.
E por falar em final, o autor terminou o livro de uma forma abrupta. Depois de criar um personagem que de tão inoscente beirava a imbecilidade, ele simplesmente pois fim a trama deixando o leitor com um gigantesco ponto de interrogação é um enorme WTF!!!!
Apesar de tudo isso, meus pontoais positivos ficam na narrativa que prende o leitor, afinal é inacreditável que ele seja capaz de tal asneira, e ele acredita tanto em Lili que deixa o leitor em dúvida se ela está ou não envolvida no assassinato, sendo assim não resta alternativa a não ser ler até o final. Além disso a trama é narrafa entre passado e presente, mostrando ao leitor como Lili passou a perna nele na primeira vez e como isso volta a se repetir no presente.
A narrativa do autor é fluida e a trama tem Coêrencia, os planos são bem arquitetados e tudo é bem desenvolvido, não existe ponta solta, apenas uma mulher misteriosa e um homem inoscente ao extremo. Quando enfim George descobre o plano até eu fiquei admirada, a mulher era realmente inteligente e George finalmente acordou para a vida.
Apesar de não ser o melhor suspense que já li, a desconhecida foi uma leitura boa, não ótima, mas agradável, e a protagonista me fez lembrar de Amy, a personagem de A garota exemplar, mulher que se tornou minha ídola pela astúcia e inteligência.
Ou seja se curti um suspense leve, com mulheres espertas esse livro é para você, uma leitura rápida, leve e daquelas que te prende, mas passa rápido.
0 Comentários