O Menino do Pijama Listrado || Drama , Ficção || Jhon Boyne e Oliver Jeffers || 320 || 2017 || Seguinte
Sinopse:
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. Esta edição de luxo, que comemora os dez anos de lançamento da obra, traz uma introdução inédita do autor e ilustrações do premiado artista Oliver Jeffers.
L
i o menino do pijama listrado há muitos anos atrás, quando apareceu a oportunidade de solicitar a obra em nova edição, não pensei duas vezes, ele seria mais uma releitura de 2017.
Quem ainda não conheceu essa obra seja pelo livro ou pelo filme está perdendo e muito, se você é um desses não perca tempo e vá atrás do seu exemplar pois garanto, vale muito a pena.
(...) só porque um homem olha para o céu á noite, isso não faz dele um astrônomo, sabia?
Bruno é um garoto de 9 anos que mora em Berlim com sua família, e tudo parece bem tranquilo até que ao chegar da escola um belo dia suas malas estão sendo organizaras. Seu pai ganhou uma promoção e toda a família está de mudança.
Logo quando chega a casa nova, Bruno já a detesta, não só por ela ser bem menor e menos atrativa que sua casa em Berlim, mas porque não há ninguém para brincar e o número de soldados aqui é bem maior, além do fato deles estarem ali todos os dias. Mas algo chama a atenção do menino, da janela do seu quarto é possível ver um terreno enorme repleto de pessoas que passam o dia vestido de pijamas, logo a curiosidade de Bruno vence e ele parte em expedição de reconhecimento de área, e assim ele conhece Shmuel, um menino de 9 anos que nasceu no mesmo dia que o Bruno, mas que está do outro lado da cerca.
Logo uma amizade amizade perigosa nasce, mas para Bruno e Shmuel não há nada demais entre eles, há não ser o fato de a cerca impedir suas brincadeiras.
Após finalizar a releitura, consigo perceber o quanto eu era imatura na época em que li o menino do pijama listrado pela primeira vez, eu não me recordava direito dos fatos e perceber a inoscencia de Bruno é com certeza um dos pontos mais altos do enredo.

Apesar de ser filho de um comandante, aos olhos do menino seu pai é um homem bom, e nem passa por sua cabeça as atrocidades que acontecem do outro lado da cerca, o quanto Shmuel sofre e o quanto sua vida é miserável, ao mesmo tempo em que Bruno é um menino esperto ele também pode ser ignorante para coisas que não entende, e no final quem não o é?
Talvez essa seja a mensagem central de Jhon Boyne? A inoscencia por trás da ignorância, já que ao mesmo tempo que Bruno não entende as coisas Shmuel sabe de tudo e se mantém e silêncio.
A amizade dos dois é linda e cativante, os pensamentos de Bruno são puros e altruístas, e por mais que em alguns momentos ele pareça um menino mimado e grosseiro, a visão se torna diferente quando comparada a Shmuel, tão sofrido e humilde.
O livro é narrado em primeira pessoa, mas em nenhum momento a narrativa se torna adulta, Jhon faz questão de deixar claro que as palavras e a forma de pensar são do garoto e o faz com maestria! A edição da Cia está impecável, um exemplar que promete conquistar os colecionadores de boas obras literárias. Com ilustrações lindas de Olivier Jeffers o livro possui uma composição perfeita e marcante.
Uma história que me marcou a 10 anos atrás e que me marcará por mais dez anos à frente! Um livro lindo, sensível e com uma lição incrível sobre inocência e amizade.
0 Comentários