[Resenha] Uma Dobra No Tempo #01 - Madeleine L'Engle


Uma Dobra no Tempo - Livro 01 || Série Viajantes no Tempo || Ficção Cientifica ,  Fantasia , Jovem Adulto || Madeleine L'Engle || 240 || 2017 || HaperCollins Brasil

Sinopse:
Um clássico da fantasia e da ficção científica emerge!Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar.
“Noites loucas são a minha glória”, diz a estranha misteriosa. “Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim.”
O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente... Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço.
Uma dobra no tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e da ficção científica do mundo, agora adaptada para os cinemas pela Disney. Junte-se à família Murray nesta jornada, entre criaturas fantásticas e novos mundos jamais imaginados.


P
ara quem tinha um projeto de iniciar leituras de clássicos e montar uma nova coluna no Blog, comecei bem meu ano, mesmo que no susto, já que só descobri a importância desse livro depois da leitura finalizada, vamos conhecer um pouco mais sobre esse clássico que recebeu uma nova edição para comemorar os seus 50 anos de publicação.

Meg Murry é a típica garota que acha estranha no início da adolescência, com um temperamento nada fácil ela acredita que é um problema para sua família, e o fato de ser explosiva não ajuda em nada quando as pessoas começam a criar teorias nada respeitáveis sobre o desaparecimento de seu pai ou sobre a lerdeza de seu irmão mais novo, Charles.

Mas na verdade Charles não é lerdo, longe disso, Charles é um garoto espetacularmente inteligente para sua idade, 5 anos, a questão é que ele não se abre para todos e deixa que a ignorância alheia cubra sua inteligência, já o pai.. sim ele está desaparecido, e até o momento nada se sabe, há não ser que ele saiu para fazer um serviço em outro país e ainda não voltou, mas enquanto a bela Sra Murry acreditar que ele voltará, ninguém poderá dizer o contrário.

Meg é filha de dois grandes cientistas, e por ter um irmão tão inteligente acredita piamente que ela é o ser lerdo da família, já que até os gêmeos são mais espertos. Mas tudo isso mudará depois de uma noite chuvosa onde toda a família conhecerá a estranha Sra. Quequé, que levará os meninos para uma aventura além mundo para salvar o pai da escuridão.

Meg é apenas uma jovem cheia de defeitos que terá que aprender não só lidar com eles, mas se aceitar do jeito que é, e mesmo com toda a sua imperfeição se tornar uma heroína em uma época em que mulheres não eram nem de longe imaginadas nessa função.

Eu poderia dizer que o livro se resume a isso, ou poderia assumir a minha ignorância em entender varias trechos complexos do livro e dizer que ele não é bom, mas longe disso. Apesar dos termos físicos utilizados na narração, e do fato de que sim, por falta de conhecimento a leitura acabou ficando um pouco confusa e arrastada eu ainda sim afirmo que o livro é uma obra prima, ainda mais se analisarmos a época em que foi escrito, Madeleine sem duvida é uma espécie rara de escritora com uma genialidade admirável.

O contexto básico do livro é que Charles, Meg e Calvin, um amigo conhecido no decorrer da jornada, partirão em uma viagem entre dimensões para salvar o pai, um cientista renomado que acabou se perdendo entre as mesmas estudando o Tesserato, que seria da forma mais leiga a viagem entre dimensões, ou os saltos no tempo.

No decorrer da leitura consegui facilmente ligar o estilo de narrativa da autora em terceira pessoa, com a narrativa empregada em Desventuras em série, e ainda sim o contexto pode te fazer lembrar de livros como Os Gêmeos, Terra de Histórias ou até mesmo A bússola de ouro onde nada é o que parece e tudo pode ter varias interpretações, e quando digo isso posso usar como exemplo a escuridao, que ao passar dos anos recebeu inúmeras interpretações diferentes, algumas religiosas outra políticas, ainda há quem discuta o gênero, infanto juvenil ou Jovem Adulto? Sic-fi ou Fantasia?

O livro possui um contexto complexo, e por conter poucas explicações deixa o enredo aberto para que o leitor chegue a sua própria conclusão com relação não só aos acontecimentos como também aos personagens. Com isso em mente é fácil entender porque o livro fez e ainda faz tanto sucesso.

A série é composta por 5 livros, e pelo que pude entender cada um com uma história diferente relacionadas aos personagens conhecidos nesse primeiro volume, todos serão lançados pela HaperCollins, mas ainda estão sem data prevista.

Com uma edição de dar inveja a muita gente e de com certeza encantar os leitores a HarperCollins Brasil nos traz esse primeiro volume em HardCover e com uma diagramação impecável, no Brasil apenas três volumes foram publicados, tendo sua edição anterior pela Editora Rocco, que não reproduziu os últimos volumes.

E se já não bastasse tudo isso, o clássico ainda ganhará uma adaptação para o cinema que já possui até trailer! Só peço esperar com ansiedade pela série e por sua adaptação que espero, faça jus ao trabalho da querida Madeleine.

Madeleine foi para muitos a incrível J.K Rowling que conhecemos hoje, depois de ter seu material renegado em varias editoras, quando enfim foi publicado vendeu milhões e se tornou uma obra famosa, um clássico vencedor do prêmio Medalha Newbery em 1963, perdurando por anos a fio e ainda sim sendo adaptado para o cinema. 




2 - Um vento à porta
3 - Um planeta em seu giro veloz
4 -Muitas águas 
5 - Um tempo aceitável


Abaixo confira o Trailer da Adaptação feita pelos Studios Disney 





Enviar um comentário

0 Comentários